Disciplinas do Curso de Design
Detalhes da Estrutura Curricular 2012.1A, Criado em 2018
Componentes Obrigatórios (Currículo / Curso)
1º Semestre
TG0090 PROJETO 1 – 96h (6cr)
TG0091 ESPAÇO E FORMA 1 – 96h (6cr)
TG0092 DESENHO DE OBSERVAÇÃO – 64h (4cr)
TG0093 GEOMETRIA DESCRITIVA – 64h (4cr)
TG0094 HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN 1 – 64h (4cr)
CH Total: 384hrs.
2º Semestre
TG0008 ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO VISUAL – 64h (4cr)
TG0095 PROJETO 2 – 96h (6cr)
TG0096 DESENHO TÉCNICO – 64h (4cr)
TG0097 HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN 2 – 64h (4cr)
TG0098 ESPAÇO E FORMA 2 – 96h (6cr)
CH Total: 384hrs.
3º Semestre
TG0110 ERGONOMIA 1 – 48h (3cr)
TG0111 PROJETO GRÁFICO 1 – 96h (6cr)
TG0112 PROJETO DE PRODUTO 1 – 96h (6cr)
TG0113 SEMIÓTICA – 64h (4cr)
CH Total: 352hrs.
4º Semestre
TE0256 MATERIAIS E PROCESSOS 2 – 48h (3cr)
TG0114 ERGONOMIA 2 – 48h (3cr)
TG0115 PROJETO GRAFICO 2 – 96h (6cr)
TG0116 PROJETO DE PRODUTO 2 – 96h (6cr)
CH Total: 352hrs.
5º Semestre
TE0257 MATERIAIS E PROCESSOS 3 – 48h (3cr)
TG0117 PROJETO GRÁFICO 3 – 96h (6cr)
TG0118 PROJETO DE PRODUTO 3 – 96h (6cr)
TG0189 GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA DESIGN – 64h (4cr)
CH Total: 496hrs.
6º Semestre
TE0258 MATERIAIS E PROCESSOS 4 – 48h (3cr)
TG0119 PROJETO GRAFICO 4 – 96h (6cr)
TG0120 PROJETO DE PRODUTO 4 – 96h (6cr)
TG0190 PRINCÍPIOS DE MARKETING PARA DESIGN – 64h (4cr)
CH Total: 304hrs.
7º Semestre
TG0166 PRÁTICA PROFISSIONAL – 64h (4cr)
TG0168 ATELIER DE TRABALHO DE CURSO EM DESIGN 1 – 32h (2cr)
TG0169 TRABALHO DE CURSO EM DESIGN 1 – 32h (0cr)
CH Total: 128hrs.
8º Semestre
TG0167 ATELIER DE TRABALHO DE CURSO EM DESIGN 2 – 32h (2cr)
TG0170 TRABALHO DE CURSO EM DESIGN 2 – 32h (0cr)
CH Total: 224hrs.
DURANTE O CURSO
DGN0001 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TG0171 ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EMENTAS
Antropologia Cultural
O campo da antropologia. Formação e sentido do conceito antropológico de cultura. Etnocentrismo, Estranhamento e Alteridade. Elementos de organização social. Identidade, Gênero e Cidadania. Corpo e sociedade.
Atelier de Trabalho de Curso em Design I
Prática coletiva do trabalho de conclusão de curso. Debate de assuntos de interesse para o desenvolvimento do trabalho a cada etapa deste. Problemas relativos à pesquisa.
Atelier de Trabalho de Curso em Design 2
Prática coletiva do trabalho de conclusão de curso. Debate de assuntos de interesse para o desenvolvimento do trabalho a cada etapa deste. Problemas relativos às questões de projeto.
Desenho de Observação
Percepção e representação da forma e do espaço no campo bidimensional. Fenômenos visuais da percepção cônica: sobreposição, deformação, gradientes e convergência figura humana como objeto no espaço. Representação da paisagem. Luz, valores de luminosidade e transposição cor-valor.
Desenho Técnico
Meios, códigos, técnicas e sistemas de representação no desenho de produto. Etapas do projeto de produto. NBR. Apresentação das ferramentas básicas de representação gráfica digital inserindo-as no contexto do projeto de produto como instrumentos de representação e análise. Processos e métodos de utilização das ferramentas digitais no desenvolvimento do projeto através da experimentação.
Elementos de Programação VisuaI
Estudo de estruturação do campo bidimensional. Estudo da percepção. Psicologia da forma. Estudo da cor. Elementos de linguagem da comunicação. (símbolos, tipologia, etc).
Ergonomia I
Antropometria – Postura e movimento; Sistemas Homem-Tarefa Máquina; condições ambientais de trabalho; custos humanos do trabalho; carga física; carga psíquica; carga cognitiva. Ambiente e equipamentos. Avaliação Ergonômica de Fatores humanos.
Ergonomia 2
Zona espacial arquitetural (circulação e ambiência gráfica); movimentação de materiais; projetação ergonômica, recomendações ergonômicas, detalhamento ergonômico; avaliação ergonômica de um sistema de informação. Ergonomia de informação e cognitiva. Interação homem-computador.
Espaço e Forma I
Princípios de organização e composição da forma no espaço. Linguagem do espaço e forma. Elementos, sintaxe e gramática das formas tridimensionais. Elementos geométricos primários. Características da forma.Transformações. Operações booleanas. Princípios de organização (eixo, simetria, hierarquia, ritmo, harmonia)
Espaço e Forma 2
Análise e sintaxe das formas, das relações espaciais por elas criadas e dos estímulos perceptivos que suscitam. Referências para a formação do pensamento espacial. Princípios de composição. Leitura crítica e expressão poética de situações espaciais e do objeto.
Estágio Supervisionado (ATIVIDADE)
Prática de projeto de produto ou gráfico. Interação dos projetos de e produção. Exeqüibilidade, compatibilidade, e coerência com produção. Organização da produção, técnicas e materiais aplicados e custos.
Geometria Descritiva
Noções de Projeção. sistema ortogonal diédrico e triédrico. Estrutura e leitura de uma épura. representação do ponto, reta e plano no sistema mongeano. Posições relativas de ponto reta e plano e bissetores. Métodos descritivos: rebatimento, mudança de plano, rotação e alçamento. Problemas métricos envolvendo verdadeira grandeza. Superfícies curvas. Problemas métricos, representação de poliedros e superfícies geométricas, seções e interseções em geral.Aplicações práticas em arquitetura.
Gestão da Inovação
Conceitos e Tipos de inovação; Evolução conceitual e teórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação; Abordagem estratégica de Desenvolvimento e Inovação; Análise das relações entre Inovação e Competitividade; Difusão da Inovação nos setores da atividade econômica; Inovação e a internacionalização; Planejamento e gestão da inovação. Políticas nacionais de apoio e fomento à inovação.
História da Arte e do Design I
Panorama dos antecedentes da história do design através do estudo da história do design e da produção do objeto. Estudo da Arte e do Design da revolução industrial até o pós 2a Guerra mundial.
História da Arte e do Design 2
Estudo da Arte e do Design desde o pós 2a Guerra mundial até os dias de hoje. Panorama internacional, e aspectos específicos do Design no Brasil. Design e suas relações com a produção vernacular e artesanal.
Marketing
Evolução conceitual, fundamentos e aplicações. Produtos e Serviços. Comportamento do Consumidor. Segmentação. Composto de Marketing. Sistema de Informação de Marketing (SIM). Plano de Marketing.
Materiais e Processos l
Materiais e técnicas de produção tradicionais. Projeto de objetos e mobiliário para espaços domésticos, comerciais ou educacionais.
Materiais e Processos 2
Materiais e técnicas de produção tradicionais. Projeto de objetos e mobiliário para ambientes de trabalho.
Materiais e Processos 3
Materiais e técnicas de produção para resolução de equipamentos e mobiliário de uso social e coletivo.
Materiais e Processos 4
Produção tecnologicamente viável e uso socialmente responsável. Resolução de projetos na resolução de equipamentos e mobiliário urbano.
Prática Profissional
Legislação pertinente à proteção das criações intelectuais, e processo de proteção à produção do conhecimento. Exercício profissional designer, leis sociais, atuação comercial e código de ética. Organização e controle da produção do projeto de gráfico e de produto. Métodos de apropriação dos custos e elaboração de propostas e contratos de serviços. Órgãos e entidades profissionais e tabelas de remuneração profissional
Projeto I
Aprendizagem teórico-prática através da resolução de problemas.Abordagem do processo do design do fragmento ao conjunto organizado. Investigação, representação e comunicação através do desenho manual. Ambiente humano, dimensões de uso e significado do objeto. Concepção de objetos na escala da mão.
Projeto 2
Aprendizagem teórico-prática através da resolução de problemas.Abordagem do processo do design num percurso de complexidade crescente. Projetos elaborados através de processos racionais com ênfase em operações geométricas. Conceito de tipo e modelo. Ensaio da projetação com projeções e escala.Ambiente humano, dimensões de uso e significado do objeto. Concepção de objetos na escala da mão.
Projeto Gráfico I
Aprendizagem teórico-prática através da resolução de problemas. Elementos de tipografia, forma e cor aplicados à identidade visual de grupos, instituições, das empresas, produtos, eventos e ambientes. Desenvolvimento de projetos relacionados à construção de identidades visuais em múltiplas escalas, mídias e complexidades. manual de aplicação de identidade visual.
Projeto Gráfico 2
Aprendizagem teórico-prática através da resolução de problemas. Elementos de tipografia, imagem e cor aplicados à diagramação. Desenvolvimento de projetos relacionados à diagramação e produção gráfica. Instruções para reprodução e produção.
Projeto Gráfico 3
Aprendizagem teórico-prática através da resolução de problemas. Elementos de tipografia, imagem, forma e cor aplicados à mídia eletrônica. Desenvolvimento de projetos relacionados à diagramação e produção de interfaces.Arquitetura da informação, infográficos, animações.
Projeto Gráfico 4
Aprendizagem teórico-prática através da resolução de problemas. Elementos de tipografia, imagem, forma e cor aplicados ao equipamento e ao espaço urbano. Desenvolvimento de projetos relacionados a projetos integrados de sinalização. Arquitetura da informação, infográficos, mapas.
Projeto de Produto I
Teoria e prática do design, considerando como condicionantes a forma, função e suas relações com os materiais e processos produtivos. Projeto integrado com Ergonomia I e Materiais e Processos l.
Projeto de Produto 2
Teoria e prática do design, considerando como condicionantes a forma, função e suas relações com os materiais e processos produtivos de complexidade crescente. Projeto integrado com Ergonomia 2 e Materiais e Processos 2.
Projeto de Produto 3
Teoria e prática do design, considerando como condicionantes a forma, função e suas relações com os materiais e processos produtivos de complexidade crescente. Resolução de projetos de curta duração Projeto integrado com Materiais e Processos 3.
Projeto de Produto 4
Teoria e prática do design, considerando como condicionantes a forma, função e suas relações com os materiais e processos produtivos de complexidade crescente. Projeto integrado com Materiais e Processos 4.
Semiótica
Introdução aos fundamentos das teorias gerais dos signos com ênfase da Semiótica de Charles Sanders Peirce. Interfaces da semiótica com o design. Fenomenologia e as categorias do conhecimento. Os tipos de signo e semiose.
Trabalho de Curso em Design 1 (ATIVIDADE)
Acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso em fase inicial por um professor orienta conteúdo decorrente do tema escolhido pelo aluno, com revisão bibliográfica relacionada ao tema.
Trabalho de Curso em Design 2 (ATIVIDADE)
Acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso em fase final por um professor orientador. Conteúdo decorrente do tema escolhido pelo aluno, com revisão bibliográfica relacionada ao tema.